Os donos de marcas e
o gerenciamento de cores
A Cliart
Clichês organizou mais um evento, realizado em parceria com a empresa Coralis,
preservando o compromisso de propiciar uma série de encontros. Através destes,
alguns grupos de profissionais do mercado gráfico têm tido a oportunidade de
interagir, entre si e com especialistas, sobre assuntos importantes e
relevantes para as empresas em que atuam, principalmente no segmento
flexográfico brasileiro.
O sexto encontro
ocorreu no dia 14 de novembro de 2018 e recebeu como preletor convidado Pedro
Gargalaca, parceiro da Cliart. Com mais de 28 anos de experiência nos
segmentos gráfico, de tintas, têxtil e de plásticos e atuando como diretor da
Coralis, principal canal de distribuição da X-Rite e EFI para o Brasil e
para a América Latina – a qual também oferece aos clientes consultoria, cursos,
tecnologia e terceirização para medição e análise de cores –, Pedro é
engenheiro químico, técnico gráfico, professor de gerenciamento de cores
e colorimetria, palestrante internacional e autor de diversos artigos
técnicos, os quais foram publicados em revistas.
A palestra teve
como objetivo apresentar as principais exigências dos donos de marcas e suas
relações com uma gestão eficaz das cores presentes em cada embalagem. Na
primeira parte, foi feita uma abordagem referente à importância do gerenciamento
de cores, na qual foram abordados os tópicos: erros comuns no fluxo de trabalho
de embalagens, uso de guia visual como padrão de cor, custos dos erros e
cenário de cores atual. Na segunda parte, o tópico foi referente ao
gerenciamento de cores com Pantone Live (fluxo de trabalho,
visualização, padrões dependentes, gestão das expectativas desde a criação e
acompanhamento de processos). Por último, o plano foi tratar da impressão de
cores de acordo com um padrão e dos padrões de cores digitais; para enriquecer
ainda mais a exposição, foram feitas análises de casos reais, operando os
mesmos softwares e equipamentos utilizados na gestão de cores de grandes marcas.
Para completar a programação, os participantes foram convidados a desfrutar de
um almoço e prosseguir com a interação.
Esse projeto
está por completar três anos. A direção da empresa reassume o compromisso de prosseguir
com os encontros periódicos e já estuda a preparação da agenda para o ano de
2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário